Chega de perrengue no home office com essas dicas úteis
O escritório remoto perfeito existe? Siga lendo para entender:
Ninguém esperava (muito menos queria) que uma pandemia alterasse seriamente a nossa rotina a ponto de, quem pode, trabalhar de casa em modelo híbrido, remoto ou home office, como você preferir chamar o – isolamento social.
Já faz muitos meses, mais de um ano, que boa parte da população vive assim, trabalhando de casa e por isso precisou dar o seu jeito, aquela improvisada nada básica para melhorar ambiente e assim, quem sabe, manter o foco no trabalho mesmo de casa.
Segundo dados da Pnad Covid do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 7,9 milhões de brasileiros trabalhando em modelo de home office. Todos esses precisam de espaço e condições mínimas para que as atividades possam ser executadas dentro do lar, que antes claro, era apenas um local de convívio/moradia.
O jeitinho brasileiro
Nem todos tem a condição de fazer grandes (as vezes nem pequenas) reformas e arcar com esse custo em plena pandemia, por isso pilhas de livros viraram apoiador de mesa, o sofá virou cadeira de escritório e a mesa agora é para reuniões on-line.
Pensando nisso, a arquiteta Patricia Pomerantzeff, criadora da DOMA Arquitetura, se uniu à fintech lança dicas que priorizam, além do espaço e estética, a saúde das pessoas – observando itens como postura, iluminação e acústica.
Confira algumas sugestões, a fonte dessas informações é o https://bit.ly/estadaodicas
Um cômodo, duas funções
A maioria dos quartos já está ok para receber um escritório. Primeiro porque geralmente são mais tranquilos, tem boa iluminação e ao menos uma porta.E então? É preciso adaptar um cantinho para a cadeira, mesa, computador entre outros itens básicos, de acordo com seu bolso e espaço disponível.
Cadeira
Acredite, um assento firme que segure a postura no lugar por horas durante vários dias por semana é - fundamental. A cadeira precisa ser confortável e ergonômica para evitar problemas nas costas, dores e outras complicações. Na hora de escolher a sua, além do preço e da qualidade do material usado, observe a descrição sobre o tamanho da cadeira, se possui formas de regular os encostos dos braços e costas e se a profundidade é compatível com a sua altura.
Mesa
Talvez você não saiba, mas nem toda mesa é indicada para o uso do trabalho em escritório. A altura, a posição e a área disponível para a circulação das pernas e pés podem interferir na saúde e as medidas não são iguais para todas as pessoas. Ou seja, verifique se a mesa eu você usa tem área disponível para as pernas ficarem dobradas e apoiadas no chão confortavelmente.
Iluminação
Nada de adquirir ou agravar problemas de visão em função do cansaço dos olhos. Para isso, posicione a mesa de trabalho virada para a janela, varandas ou outros focos de luz natural. Mas cuidado para não errar no ponto! Espaços com luz forte e incisiva podem ter o efeito contrário!
Acústica
Olha o caminhão do gás, risos! Os vizinhos arrastando móveis, barulho de obras no prédio, buzinas dos carros lá for, antes isso não era problema e agora é? A gente entende! Escolha um cômodo silencioso, que permita o isolamento das demandas domésticas. E aposte em alguns itens de decoração que podem amortecer o som do ambiente, como cortinas e tapetes.
Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!