Caixa inclui custos de cartório e ITBI em financiamento imobiliário
Agora a Caixa Econômica Federal passa a incluir no financiamento imobiliário os valores referentes ao ITBI (Impostos sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e também os custos com cartorário em novos contratos.
Noticia boa não é mesmo? Isso porque até então estes valores eram pagos extra financiamento, ou seja, pelo mutuário. Além disso, a Caixa divulgou que o registro de imóveis passará a ser eletrônico, o que reduzirá o tempo de espera de 45 para cinco dias.
EM QUAIS CONDIÇÕES SE ENCAIXAM
De acordo com a Caixa cerca de 3 mil contratos já foram assinados com a inclusão de ITBI e custos cartorários. Para serem incluídos no financiamento, os custos não podem ultrapassar 5% do valor financiado pelo cliente para operações contratadas com recursos da poupança, ou 4% no caso de imóveis financiados com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O valor do imóvel é limitado a R$ 1,5 milhão.
REGISTRO ELETRÔNICO DE IMÓVEIS
Atualmente, quem vai comprar o imóvel precisa levar o documento pessoalmente a um cartório depois que ele for assinado por todas as partes envolvidas, incluindo o banco financiador.
De acordo com a Caixa, o sistema do banco foi integrado ao dos cartórios de 14 estados brasileiros. O registro eletrônico deve começar a funcionar a partir de 13 de julho. Ao todo, 1.356 cartórios já estão nesta plataforma.
Infos: UOL